sábado, 11 de junho de 2011

12 de Junho - Dia do Pastor

Que privilégio e que honra ser um pastor! Mas também que responsabilidade para esta vocação tão sublime! Os Pastores são chamados para o pastorado como homens comuns. Homens sujeitos às mesmas paixões que Elias, profeta de Deus. Possuem a fé de Abraão; a persistência de Jacó; a pureza de José; a coragem de Davi, a sabedoria de Salomão e o amor, a mansidão e a humildade de Jesus. O pastor deve ser vazio de si mesmo e cheio do Espírito Santo. O seu modelo é Jesus Cristo. Ele tem o espírito evangelístico de Filipe; o espírito missionário de Paulo e a mansidão amorosa de João. Ser pastor é ter a responsabilidade e o prazer da comunhão íntima com o Pai pela oração e leitura da Palavra. É aquele que cuida muito bem da sua casa, da sua família. Educa os seus filhos nos fundamentos da fé cristã e ensina-os a serem obedientes. Homem da Palavra e de palavra. Que ama a Igreja de Cristo.

O Pastor é amigo de verdade. Aconselha e guarda o segredo das ovelhas a sete chaves. Homem de confiança, procurando preservar a identidade dos consulentes. Que está pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar (Tg 1.19). Homem que sabe a hora de se retirar e que não está interessado em holofotes, em aparecer ou ter destaque. Discreto e pronto para servir. Na verdade, o seu prazer é servir como o Mestre. Homem de unidade e jamais de divisão. Que busca a amizade entre as pessoas, um facilitador relacional e um motivador do povo de Deus, vivendo para a Sua Glória.

Oswaldo Luiz Gomes Jacob - Pastor titular da Segunda Igreja Batista em Barra Mansa, RJ.


Que Deus Abençoe os Pastores do nosso Brasil e seus ministérios!!!

Um comentário:

  1. É um privilégio muito grande ser filho de um Ministro do Evangelho de Deus, falo como filho e irmão.
    Ter alguém magnífico como um pastor em casa é uma honra. Os conselhos; reflexões; ensinamentos; companheirismo; apoio emocional, financeiro e espiritual; parceria... os aprendizados diários...
    Sou muito grato por Deus ter me "colocado" em uma família tão destacada como a minha.

    À Deus seja toda a minha gratidão.

    ResponderExcluir